quarta-feira, setembro 11, 2013

Rolando Lero - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 11/09

A presidente Dilma está insatisfeita com a atitude de Obama diante da espionagem americana no Brasil. Sem um gesto satisfatório, ela suspenderá a viagem aos EUA em outubro. Reunida com políticos no Planalto, inconformada, relatou o que Obama lhe disse no G-20: “Dilma, você compreende, não sei de tudo, essas coisas passani” E completou: “Entre nós dois, não ganhamos nada, só perdemos:’ 

Preparativos para o embate 
O advogado-geral da União, Luis Adams, relatou que já está funcionando “um acompanhamento especial” de ações que venham a ser ajuizadas contra o leilão do campo de petróleo de Libra. Acrescentou que essa ação também está voltada para as concessões que serão abertas, em futuro próximo, de “rodovias, aeroportos e ferrovias’ No caso de Libra, o TCU já deu aval, reconhecendo que não há problema com o leilão. No momento, a AGU está estudando a jurisprudência sobre o assunto e, quando o edital de Libra for publicado, vai monitorar as audiências públicas e se preparar para cassar, nos tribunais, eventuais liminares que venham a ser concedidas. 


“Há um retardamento nas certificações das assinaturas que não é ocasional. Marina (Silva) está sendo punida por trabalhar com correção” 
Miro Teixeira 
Deputado (PDT-RJ), integrante da força-tarefa que atua na Justiça Eleitoral para viabilizar a Rede 

Bota fora 
O governo brasileiro tem carta em que o senador boliviano Roger Pinto, que pediu refugio ao Brasil, antecipa que pretende voltar ao seu país em 2015 para disputar as eleições. Isso vai ser usado para dificultar sua permanência no Brasil. 

O rumo das coisas
O PPS vai dividido para as eleições presidenciais. Uma ala, integrada por Roberto Freire (SP) e Arnaldo Jardim (SP), tende a apoiar Eduardo Campos (PSB). Outra, integrada por Stepan Nercessian (RJ), na foto, e Humberto Souto (MG), vai de Aécio Neves (PSDB). Há ainda os que preferem, como Arnaldo Jordy (PA), apoiar Marina Silva (Rede). 

Um novo imposto 
A PEC dos Jatinhos já está na Comissão Especial. Inspirador da emenda, o Sindifisco pressiona os partidos para indicar seus representantes. O objetivo dela é cobrar IPVA de aeronaves e barcos de passeio. A receita vai para o transporte urbano. 

Quem manda 
O PSDB não leva a sério a ação do deputado Ronaldo Caiado, candidato ao governo de Goiás, para que o DEM dê apoio a Eduardo Campos (PSB). Os tucanos dizem que “quem dá a linha” do partido aliado é o presidente, senador José Agripino (RN) e o prefeito de Salvador, ACM Neto. E, que, ambos estão com Aécio Neves. 

Haja luz 
Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma, e que acaba de voltar ao PDT, fez críticas ao PT em reunião dos trabalhistas ontem à noite. Disse que o PDT deve aproveitar para recuperar filiados porque a estrela do PT se apagou. 

No mesmo barco? 
O presidente do PSB do Maranhão, José Reinaldo Tavares, que apoia Eduardo Campos ao Planalto, anda dizendo que “Campos vai marchar junto com o Flávio” (Dino), presidente da Embratur e candidato do PCdoB ao governo estadual. 

A CRIAÇÃO do PROS, que ontem recebeu sinal verde do TSE, animou Paulo Pereira da Silva, do Solidariedade, e Marina Silva, da Rede. 

Nenhum comentário: