quinta-feira, setembro 12, 2013

MENSALÃO NA VEIA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 12/09


Mais um filme terá o mensalão como um de seus temas principais. O produtor Luiz Carlos Barreto está contratando seis cineastas para dirigir o documentário "60 Anos que Abalaram o Brasil". Cada um ficará responsável por uma década, de 1954, ano do suicídio de Getúlio Vargas, a 2014.

NA VEIA 2
"Vamos contar a história correta, sincera e honesta do mensalão e de outros episódios, como o golpe de 1964", diz Barreto, que é amigo de José Dirceu e sempre o apoiou. Ele afirma ainda que está inscrevendo o projeto na Ancine para captar recursos. "Vamos vasculhar os escaninhos da história, vamos entrar na alma, no corpo e no cérebro da nação", diz.

CEREJA
Barreto convidará a cineasta Tata Amaral, que já está fazendo um filme sobre Dirceu, para dirigir uma das "décadas". Pensa também em Cacá Diegues, Bruno Barreto, Daniel Tendler e Hector Babenco.

MEU TIPO
E o ator José de Abreu, que anunciou que produzirá o filme "AP 470 - O Golpe Jurídico", sobre o julgamento, ainda não escolheu o ministro que interpretará. Mas diz que pode ser Ricardo Lewandowski, que se alinhou com parte das teses da defesa. "Não é uma escolha ideológica e sim pelo tipo físico", diz. "Sou de esquerda e, no filme Lamarca', interpretei o militar que o matou", afirma.

PORTA ABERTA
Ao contrário de outros magistrados, Lewandowski não se oporia à escolha.

TUDO OU NADA
A vaquinha virtual para bancar a distribuição do filme "Cidade Cinza" tem até amanhã para alcançar a meta de R$ 80 mil --já arrecadou R$ 69 mil. Do contrário, tudo que foi obtido por meio do site Catarse terá que ser devolvido. A equipe do documentário sobre grafite em SP não conseguiu convencer distribuidoras de cinema a apostar nele. Diz que um argumento recorrente foi o de que o público quer comédias.

CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Ex-jogador de futebol que se recusou a cumprimentar Augusto Pinochet no auge da ditadura no Chile, Carlos Caszely, 63, vai contar sua história em Santo André, no dia 24. Após o atleta deixar o ditador com a mão no ar, na despedida da seleção para a disputa da Copa na Alemanha, em 1974, a mãe dele foi perseguida e torturada. Caszely é convidado de seminário do Centro de Memória do ABC sobre os 40 anos do golpe no país vizinho.

BANNER
O empresário Raphael Klein, neto do fundador das Casas Bahia, está criando uma empresa de mídia digital. A Roix vai oferecer bancos de dados personalizados para empresas de varejo direcionarem a propaganda de seus produtos. Klein deve concorrer com agências de publicidade.

POPULAR
A exposição "Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas" será prorrogada. Ficará no CCBB até o dia 29 de setembro. A mostra teve 232 mil visitas desde a abertura, em 13 de julho.

EM CASA
José Wilker vai dirigir "A Fantástica Casa de Bonecas", ópera da Broadway adaptada do clássico de Ibsen. Wilker tentou trazer ao Brasil a versão de Nova York, com atores anões e tradução com legenda, mas o cenário grandioso atrapalhou. O elenco agora será brasileiro.

ORDEM NA CASA
O prazo médio de tramitação de um processo do TRT de SP passou de 337 em 2012 para 178 dias. É o que revela o Anuário da Justiça do Trabalho 2013, que será lançado hoje em Brasília.

BIS Maria Ribeiro e Ricardo Pereira contracenam na peça "Um Sonho pra Dois", no Rio; atuarão juntos também no filme "A Confissão de Lúcio"

PISANDO FUNDO
A pré-estreia do filme "Rush - No Limite da Emoção" reuniu os pilotos da Stock Car Rubens Barrichello, com a mulher, Silvana, Luciano Burti e Átila Abreu, com a namorada, a apresentadora Renata Fan, no shopping Market Place, anteontem. O ex-piloto Emerson Fittipaldi e o fotógrafo J.R. Duran também assistiram ao longa.

SOM DA JAMAICA
O cantor Lucas Santtana recebeu o músico Bi Ribeiro no show do projeto Dub 40 Anos, que celebra o ritmo jamaicano. A apresentação, anteontem, no Sesc Vila Mariana, ainda contou com as cantoras Céu e Anelis Assumpção e o músico Jorge Du Peixe.

CURTO-CIRCUITO
O espetáculo "A Vingança do Espelho: a História de Zezé Macedo", com a atriz Betty Gofman, reestreia hoje, às 20h, no Itaú Cultural. 10 anos.

O File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) chega a Belo Horizonte. O evento de arte e mídias digitais começa hoje, no Oi Futuro.

A marca Anacapri inaugura loja e lança coleção de verão 2014, hoje, nos Jardins, às 17h.

A cantora Karyme Hass faz pocket show amanhã, às 20h, na livraria Fnac Morumbi. Livre.

Nenhum comentário: